quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Rela (Hyla arborea) __ NF 30 __ ALBERGARIA-A-VELHA


2009


2009


2009

A Hyla arborea, também conhecida como rela (em Portugal) ou rã-arborícola-europeia, é uma pequena pertencente à família Hylidae.

Historicamente, as relas foram utilizadas como barómetros devido ao facto de começarem a coaxar ao sentirem a aproximação de chuva. Dependendo da subespécie, temperatura, humidade ou disposição da rã, a sua cor pode variar entre as tonalidades verde-tropa a verde intenso, passando pelo cinzento, castanho e amarelo. A sua cabeça é arrendondada, o lábio superior é descaído, a sua pupila tem a forma de uma elipse horizontal e o tímpano é facilmente identificável.

Os machos podem ser distinguidos das fêmeas pela sua cor castanho-amarelado e grandes sacos vocais na zona da garganta. O seu amplexo (acasalamento) é axilar. Tanto machos como fêmeas adultas atingem tamanhos entre 30–40 mm, podendo mais raramente atingir os 45–50 mm. O dorso suave, brilhante e normalmente de um verde-folha, está separado do ventre acinzentado a branco-amarelado por uma risca escura, que se estende desde os nostrilos, sob o olho e tímpano, até à virilha. As suas pernas traseiras são muito maiores que as dianteiras, permitindo que salte rapidamente, evitando assim predadores.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sem comentários: